-
Arquitetos: TAC Taller Alberto Calleja
- Área: 350 m²
- Ano: 2020
-
Fotografías:Marcos Calleja, Onnis Luque, Francisco Laresgoiti
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois volumes principais definem a configuração e a dinâmica típica de uma casa pátio. Junto à vegetação existente, incorporamos um lago ornamental para criar um novo microclima. Os volumes, feitos em paredes estruturais de concreto e suas fachadas em madeira, são conectados por uma pérgola que se estende em direção ao mar e à serra enquanto filtra a luz natural proveniente do pátio. Assim, garante-se um diálogo ilimitado com o entorno em todas as faces da residência.
Os dormitórios estão contidos nos dois blocos. Entre esses volumes, foram criados locais de encontro e convivência aos quais demos o nome de “espaços mágicos”. Esses espaços, que são ocupados pela vegetação nativa, articulam as circulações da casa. A área social, por sua vez, fica protegida pela estrutura da "palapa" (quiosque) e a piscina se desenvolve no seu lado menor, prolongando a sala principal em direção ao mar. A morfologia desta residência é coerente com as casas vizinhas, seguindo o gabarito existente e dando continuidade ao entorno imediato do local.
Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental da obra, toda a vegetação encontrada na área construída foi retirada e alocada temporariamente em um viveiro. Posteriormente, as espécies vegetais foram plantadas na cobertura dos módulos, sendo, de certo modo, devolvidas ao seu espaço original e criando uma condição favorável quanto ao conforto térmico.